Review News
Um morador diagnosticado com hanseníase ficou impossibilitado de receber sua medicação devido ao feriado prolongado no município de Barra do Garças. O decreto n° 5.284, assinado pelo prefeito Adilson Gonsalves de Macedo deixa explicito atendimento das atividades essenciais, porém, segundo o morador Ronaldo, ao procurar os serviços de saúde para receber a medicação, a unidade de básica estava com suas portas fechadas.
Segundo o morador, ele não pode ficar sem o medicamento, no entanto, já passou por situação semelhante devido o armário onde o remédio estava armazenado, ter sido trancado e uma das atendentes não tinha a chave.
Preocupado, Ronaldo que usou as redes sociais para expressar a sua indignação. Disse que não é possível comprar a medicação na farmácia, e nem pegar com antecedência, pois, existe o receituário que recomenda tomar a dose única na frente dos agentes de saúde.
“Emendaram o feriado e não quis saber se alguém precisa de pegar remédio. Eu vou ficar sexta, sábado e domingo sem tomar a medicação e não posso ficar faltando. Se fosse um erro meu ficaria calado, mas, acredito que tem que dar mais atenção a população. Acho alguns que estão questionando minha questão, porém, se fosse o filho ou algum de vocês estivessem na minha situação? Não tem fake, já imaginou eu ficar sem minhas pernas? Eu não queria está fazendo isso, mas do jeito que está fazendo comigo e com alguns também, não está dando para suportar, acho que não é certo isso”, resumiu o morador.
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente, nas mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.